Visitantes que estiveram aqui apartir do dia 10/09


Contador gratis

Construindo a Dança com verdade?

A liberdade de expressão é um bem e um direito correto?não resta a dúvida mas tem um preço que começa pelo reconhecimento e respeito pelo direito do próximo.
Espero de coração que usemos nossa paixão pela arte, pelas nossas capacidades, pelo nosso profissionalismo de se fazer ainda a dança, a nossa dança que acreditamos independentes de sermos julgados ou não, temos certeza de ser nossa e verdadeira!
Então segue meu pensamento....
Passando o turbilhão do festival SMD 2010 , agora sento e escrevo como faço todos os anos, onde vou e deixo claro minhas opiniões,com ou sem razão e ponto! e avalio os equívocos do evento que sem dúvida é muito GRANDIOSO e vem ao longo dos anos desempenhando um papel importantissimo no meio cultural e artístico, representado por inúmeros bailarinos, platéia e profissionais de renomes , uma infra-estrutura maravilhosa, e pessoas recepcionando com muita gentileza.Tendo também o MÉRITO de abrir espaço pra nós artista da região, que é o meu caso, essa foi a primeira vez que fui para competir, e estava na maior expectativa inclusive falei para os meus alunos que era o melhor festival que estavam indo...pimba! " se estamos na chuva é pra se molhar" e foi um temporal encima de todos bailarinos...rsrsrs sei que vamos ser julgados perdendo ou ganhando estamos la pra isso,ja vamos com essa consciencia! mas temos que defender nossas idéias perdendo ou ganhando e não deixar morrer no esquecimento....sei que muitos vão falar oque essa louca esta pensando não sabe perder...rsrs mas temos que ter senso crítico para que nos proximos festivais nao ocorram os mesmo erros!
Mas oque está em pauta pra mim enquanto profissional da dança doi a ética do festival e suas definições enquanto as premiações e entre outras coisas...
Começando por bailarina e bailarino destaque do festival que não teve! Segundo regulamento:premiação para bailarino e bailarina destaque R$ 300,00 mas esse premio não foi dado e sim bailarina revelaçao que nem constava no regulamento! não consigo acreditar que no meio de tanto bailarinos exelentes que subiram naquele palco não teve um destaque?? oque será que houve com os jurados? aos meus olhos tiveram muitos até dificil de citar aqui, tudo bem que o premio seria de 300 reais um bom dinheiro até, porque não quizeram dar?? bom mas dinheiro é oque menos importa aqui, será que bailarino destaque também precisava alcançar média também?
Grupos sendo desclassificados por não seguirem algumas regras que estavam no regulamento, e se exaltando na frente de bailarinos, crianças, platéia (tudo bem cabeça quente) até entendo e admiro a personalidade forte e atitude desse profissional que até se desculpou no final, até ser levado ao fórum, novamente discussão e blábláblá...até que o grupo não é mais desclassificado e volta a dançar porque a organização cometeu um erro (ohhh) era pra ser outra coreografia pra ser desclassificada! deixando assim um grupo que estava em segundo lugar rebaixado pra terceiro ou seja pagaram o pato!rsrrsrs No que tange os objetivos dos festivais de dança os regulamentos deixam sempre muito a desejar....ai tem toda a questão da nota e diz que dizque...enfim acho que quando mantemos uma palavra podemos voltar atraz?qual era o medo?seguiram o regulamento? e quando gritaram e desacataram no roll de entrada? não era motivo pra desclassificação também?tiveram que acalmar as feras....(risos) Continuando os disque disque...(por altos) e pela organização que um grupo juvenil com nota 10 poderia ter a opçao de: abrir mão do premio de R$1.000 para competir a noite com os grupos adulto, oque constava no regulamento que SOMENTE VAI PRA FINAL GRUPO ADULTO , Mas ainda resta bom senso de alguns profissionais na área da dança "que seguiram o velho ditado:"melhor ter um pássaro na mão do que dois voando.."
Maior nota categoria estudantil "10" quesito: já vi essa coreografia em algum lugar!(risos) e foram muitos...
E mais coreografo revelação: por "unanimidade" e vem da casa( e põe da casa nisso)e não é marmelada....tharammmmmm "FULANO DE TAL" filho dos organizadores do evento, que se até tivesse apresentado algo que me fizesse emocionar seria justo e porque não?não é só porque é filho dos organizadores do evento ele pode ter qualidade também...mas tinha duas coreografias premiadas enquanto outros profissionais tinha, 5,8,10 coreografias apresentadas e trabalhos divinos, que ralaram muito pra estar lá que usasm de suas "criatividades" para compor uma obra limpa e verdadeira, ganharam??? sorrisos forçados e um belo rabinho entre as pernas...
e ainda essa unanimidade foi do juri(ainda quero falar com um deles) e ainda tem mais...falta troféu....rsrsrs e pedem para os que estavam ali com os seus troféus que são da casa emprestar rsrsrs enquanto o fulano revelaçao que é da casa etava com os seus bem belos...rsrsrs isso foi engraçado..alguém acabou ficando sem troféu.....!
Gente somos todos colegas não é uma questão de inveja ou isso ou aquilo como deve ta passando na cabeça daqueles que não tem coragem de se manifestar..não é?Mas fica aqui o meu registro e pouco me importo para oq os menos informados pensam ao meu respeito! essa é a minha verdade não sou dona da razão, não estou aqui pra reclamar que não ganhei coreografa revelaçao ou melhor trabalho, vim feliz pra casa com minhas premiações e não tive problemas nehum com minha cia e a ida foi otima! só voltamos frustrados...mas A ARTE é pra isso mesmo..e pagamos muito caro pra estar lá! Os três melhores trabalhos estão de parabéns!
Também fica alguns registros de pessoas assim como eu que participaram do evento, mas que por seus motivos e meus também não vou dar nome aos bois!:
"acho que o festival de lá esta meio desgastado..sempre os mesmos jurados, os mesmos cursos..as mesmas panelas!!tem bastante gente reclamando!"

"olha o smd caiu num nivel que é dificil explicar"

"nem fomos competir por causa disso"

"oque achou do coreografo revelação??kkkkk"

"sabe uma falta de respeito com todos profissionais que estavam la"

" eainda me disse que foi o juri que indicou ele...kkkkk"

"eh bem organizado mas muita coisa errada"

"uma grande palhaçada! oq era akelas folhas caindo e ele ate sabia de cabeça o resultado..."

" vou deixar meu cabelo crescer também derrepente ganho alguma coisa,,,kkkk"

" Eu queria ver muitos grupos que sem nehum dinheiro dançam com amor no interior do estado,subindo, se mostrando e com algum recurso vencendo esta barreira tão dificil que atravessa a dança no RS e também espero que essas panelinhas se rachem.." Cassiano P.

E aquele que ainda sente a ARTE uma verdade , se permita transpor todos os receios e ter coragem de reivindicar o justo!


56 comentários:

Andéa L. Peres disse...

Às vezes me pego pensando o porquê de muitas coisas, e sabe, que o desespero por um suposto poder ou por um crédito sem mérito, é uma das coisas que me colocam a pensar...
pois até que ponto chegam as pessoas...
Quando me deparo com quem faz Arte e que se deixa levar por esse desespero e se envolve ou permite que sejam feitas atitudes negativas para se beneficiar ou beneficiar outrem sem merecimento, me decepciono demais com meus colegas...
Não sou bailarina, nem coreografa, mas sou Artista, sou Musicista, sou amante da Arte, sou apaixonada pela poder benéfico que a Arte traz a mim, a você e a quem de uma forma ou outra participa do processo Artístico.
E, quando me deparo com uma situação como essa relatada, num evento que acontece no Coração do RS, na Cidade Cultura, cidade a qual eu faço parte, pois cresci e estudei e me formei em Sta Maria, eu me decepciono, me entristeço, me envergonho até...
Até quando poderá esse poder, esse desespero, corromper a alma do ser humano...
Parebéns Karen, pela coragem e que seja seguido seu exemplo.
Andréa - Horizontina

Unknown disse...

Sou de santa maria e me sinto na obrigação de expor meus sentimentos quanto ao ocorrido......foi uma frustraçao pra todo mundo, tenho amigos que dançam foi uma vergonha!!!!! acho q as coisas deveriam ser feitas mais pelo amor a arte, de coração, mas infelizmente tudo no mundo ta assim, o mundpo esta corrupto, td jogo de interesses....mas o que fica é a consciência de cada um, e disso ng foge e que esse mal exemplo nao desanime ng......parabens a todos que ralaram muito p chegar la e fazer bonito.....continuem lutando, a verdade sempre vence, mais cedo ou mais tarde......e viva o amor a arte!!!!!!!! A.C.H.

Fabiane Weydmann Reinhold disse...

Que bagunça foi aquela!!???
Karen é realmente uma pena que profissionais passem por esta situação. A arte já é tão pouco valorizada, sendo inacreditável que eventos com este cunho percam credibilidade.
Não desiste do teu sonho e parabéns pela força e coragem...bjs
Cunha...

Anônimo disse...

Analisando os festivais competitivos nestes últimos anos do qual estive, não como participante e sim como apreciadora de dança, percebe-se o quanto a dita “panelinha influência no resultado”, em um dos maiores festivais de dança do mundo isso acontece, imagina então em outros, enquanto estiverem os mesmos jurados os quais escolhem as coreografias que vão ser selecionadas para a competição, os quais também são os mesmos que estão La julgando , percebe-se que são sempre os mesmos grupos e por conseqüência são os que estão a 4 anos em primeiro lugar em varias modalidades, os grupos que se sentem injustiçados se forem expor suas opiniões com certeza no próximo ano não estarão La nem pra competir, então qual a melhor solução “a quietude”, sim, neste festival se vc quiser estar lá no próximo ano é, mas com relação a estes festivais do interior não preciso nem falar, são VS os grupos do interior que mantem esses festivais vcs tem o poder, não fiquem quietos, soltem o verbo, exponham suas opiniões, hora são vcs que os mantem.
Esses festivais do interior, digamos além do custo da inscrição exorbitante o cúmulo do absurdo, onde muitos grupos não tem condições de participarem pelo alto valor da inscrição , valor esse mais alto que do maior festival de dança do mundo, hhehehehhehese sem contar se coisas como estas de “injustiças”, “panelinha” acontecem no principal festival competitivo do Brasil, imagina os do interior, sem comentários, percebo que entre os profissionais da dança a uma competição exacerbada para serem os melhores, e muito pouca união, enquanto isso for assim nada irá mudar......temos que nos unir brigar por aquilo que acreditamos.

alcione gehrcke disse...

olá a todos os amantes da dança...realemte temos que colocar alguns pontos, em relação aos grupos de dança que participaram realmente esse ano o nivel das coreografias estavam otimas em realção ao ano anterior,agora o que manchou o festival infelismente aquele episódio na verdade não precisava chegar aquele ponto uma simples conversa particular ja resolvia de ambas as partes outra coisa o que a prof karem colocou esta certissimo em relação ao premio de melhor bailarino destaque deveria ter sido pago não pela grana e sim como incentivo ao bailarino que tens diviculdades financeiras ou ate mesmo de ir ao ensaio como sabemos que viver de dança por aqui é muito dificil financeramente...em relação a ter grupos que ficaram em segundo numa noite a no outro dia serem rebaixado issso e muito critico mesmo dizendo que trocaram as notas mas antes de anunciarem o resultado deveriam manter a palavra ou prestarem mais atenção nas notas imaginem um grupo comemorar um segundo lugar e logo depois no outro dia ficarem em terceiro onde fica a credibilidade do festival.... quero apenas esclareçer que essa é uma critica cosntrutiva ate porque ja participei nesse festival por anos e o adoro muito pena que teve alguns contratempos esse ano mas como alguns disseram já passou e que venham outros e muitos outros parabêns aos participantes

EMERSON PAULISTAH disse...

De EMERSON PAULISTAH

Todos no RS sabe da guerra declarada dos responsaveis do SMD para com a minha pessoa e pq ? Pq eu meti o dedo na cara de todos pois a dança existe para ser valorizada, para ser expandida, para q crianças vejam nos adultos uma perspectiva de vida através dessa arte ... Mas existem ótimos festivais e Péssimos festivais e o SMD não ta errado não sabe pq ? Eles não obrigam nínguem a participar, mais quem vai já tem q ir ciente q esta indo pra um evento para trazer pra casa, não vitória, não conquistas, não méritos, não parabenizações, nem ao menos um misero pedaço de plástico, esta voltando pra casa trazendo raiva, indignação, e o pior sem as respostas pelo q foi argumentado de seus trabalhos ... Desculpe o vocabulário mais o evento trata todos os participantes como "otários da dança", e sabe oq é pior muitos pagam para serem taxados como "otários" ... ai fica a seguinte lição ... enquanto existir grupos, cias, coreógrafos, bailarinos(as), que investem seu dinheiro suado para ir no SMD atrás de um pedaço de plástico, saiba que na sua incrição esta uma linha invisível com os dizeres ... Seja bem vindo ao pior festival de dança do país "trouxa" ... muito obrigado por pagar nossas contas ... Pois enquanto o grupo de vcs esta indignado conosco nós estamos brindando com o vosso dinheirinho .... ASS. Palhaço mór de sobretudo ...

Bok's( Vinícius Manzon Reis) disse...

Concordo com o que o Paulistah disse a respeito de..."se está pagando para participar de tal evento, você está sujeito as "regras e normas" do mesmo".
Já participei do SMD algumas vezes, e devido as ocorrências, que por sinal não são só desse ano, eu parei de competir. Não só nesse evento, mas em outros que não preciso citar, pq quem dança sabe o quanto isso interfere na nossa realização.
Vocês estão sempre discutindo sobre as atitudes tomadas depois do evento, e pq não fazem isso antes? pq não perguntam pra outras pessoas que já foram no "tal" evento como é a maneira técnica de julgamento?
Pois é meus amigos, eu aqui digo não pra defender ou ofender ninguém, mas no final... que são os idiotas? Nós que estamos mostrando um trabalho para um publico maravilhoso, que aplaude com louvor. Isso chega a ser excitante, descer do palco com aquela sensação de realização. Mas, só que está na competição sabe o quanto isso é péssimo para todos.
Para mim, panela até que não é o mais complicado... o complicado é mostrar pra todos o que é evento político e o que é evento artístico. Não viva apenas para um festival, viaje para outros lugares para mostrar o seu trabalho. Só assim você saberá aonde está "enfiando" seu trabalho.
E mais, santo de casa não faz milagre. É A MAIS PURA VERDADE.
Cansava de alertar o pessoal, e no final ninguém escuta que é da casa. Bboy Bokão- MANDINGA CREW

Unknown disse...

Olá pessoal!

Caindo um pouco de pára-quedas por indicação do Emerson, mas muito atento às ações que regem os festivais no interior e nas grandes capitais. Serei o mais breve possível em minhas colocações para que todos possam refletir, com calma.

Estive trabalhando uma vez no SMD e posso-lhes dizer que foi uma experiência única: boa ou ruim não são parâmetros no momento, mas, por um lado, reforçaram as minhas ideias com relação à gestão de eventos, principalmente, as que estão acerca de familiares, ou pequenos grupos com interesses em comum. Não é necessário expor as especificidades destes interesses, mas todos (ou não), obviamente, fazem ideia onde estou "cutucando". A minha sugestão é a seguinte: Porque não a criação de um FÓRUM, no interior do RS, para que essas questões expostas aqui e outras tão importantes (como ensino de dança, processo de criação, políticas públicas, dentre outras) façam parte das discussões e, consequentemente, possam gerar ideias frescas e soluções inteligentes para que a classe, desde o indivíduo que paga mensalidade na academia ao estudante universitário consiga efetivamente desfrutar de TRANSFORMÃÇÕES.

Sites de Redes Sociais, Blogs, Messengers, Youtube, são ferramentas importantíssimas, mas o bate-papo olho no olho ainda permanece como um instrumento eficaz para propiciar MUDANÇAS.

Só um dado: movimentos populares juvenis, como o Movimento Hippie e o Movimento Cultural Hip Hop tem como um dos pontos de ebulição um descontentamento social, um incomodo particular com o sistema vigente. É claro que não me refiro a nenhuma passeata (rs), no entanto, vejo motivos de sobra para que o "movimento dançado" dê espaço para um "movimento político". Aliás, desde pequeno escuto que os jovens gaúchos são os mais politizados, então, se querem mudanças nos festivais "de competição" vão ter que se mexer, literalmente (rs). Além do amor pela arte, todos terão que se UNIR e botar a boca nas VUVUZELAS, porque nos trombones não tem adiantado muito, não acham?

Um forte abraço, Rodrigo Bernardi (rodrigofav@hotmail.com)

Unknown disse...

Me indigna a falta de profissionalismo das pessoas,o festival em si é ótimo,com bons bailarinos e tudo mais...Grupo desclassificado for erro dos organizadores,bailarinhas ÓTIMAS deveria ter a destaque,não neem isso teve,se na ultima noite era so para a categoria adulto como queriam colocar uma juvenil?!?!Coreografo revelação o filho dos organizadores,isso não teria mal nenhum se as coreografias fossem nos emocionar,tudo beem,mas isso não aconteu.Então fiquei triste pois esperava muito mais desse festival,mas valeeeu muitoo.

Camila D. - Corpo em Movimento

ttayson furtado disse...

É sempre a mesma história o SMD sempre debocha dos participantes,
é uma confusão a traz da outra!!!
Observei que algumas pessoas que postaram seus comentários foram um pouco irrelevantes em relação aos "Enganos" que o festival sempre comete por já terem participado do evento. Eu acredito que devemos protestar,sim!Por que na realidade quem acaba perdendo é a arte, os bailarinos e o publico que vai para prestigiar as obras coreográficas.
Para que serve um regulamento???
Para que é realizado o SMD, é somente para fins lucrativos, ou é também para o incentivo da dança e dos profissionais da área???

É um festival de grande estrutura, mas deixa a desejar por falta de ética e respeito da organização do festival.

A ultima vem que participei como competidor do festival foi em 2005 e ganhamos o premio de melhor grupo juvenil por unanimidade, e realmente éramos NO MOMENTO o grupo dessa categoria mais preparado, não falo em nome do meu grupo é apenas a minha opinião.

Um grande abraço!

Taison Furtado(Piratas de Rua)
taison_furtado@hotmail.com

Cassiano Pellenz disse...

Olá povo...de longe me manifesto.
Nunca amei festivais, nem acho que os jures são bons, e nem acho que todos que concorrem chegam aos meus pés como artista. Porém eles tem figurinos, montam uma dancinha e vão...
Alguns são artistas, outros nem entendem os seus movimentos no palco, nunca ouviram falar da história daquilo que fazem, nunca se permnitiram criar por si só, sempre dependeram...da prof...
O SMD não é um grande festival de arte, é uma grande concentração de dinheiro e de turismo...Assim como todos que fazem disputas...
Quando a arte precisa de julgamentos de um bando de jurados que nem sempre sabem o que estão julgando...ex: ctg julga hip hop e contemporaneo julga salsa...ha ninhuém merece...
Eu me pergunto só pq uma coreografia esta nuym festival é arte? Que peso tem um festival na sua arte?
O que vc quer com sua arte...para quem vc faz...???
Sei que nunca fui o primeiro lugar em nada...
mas eu sempre disse tudo. E isso me faz ter certeza, pode ate parecer arrogancia, mas não, é certeza de que eu não precisarei mais pisar num palco esperando medalhas...as medalhas são da vida...
E se me pediram para escrevr aqui, mesmo nao dançando ...talve seja marca da arte que eu fiz enquanto ganhavam as coreografias que melhor se enquadravam aos padrões sistemicos de festivais como SMD.
Saudades,....Cako Penteados...

ou Cassiano Pellenz;;;

www.cakopenteados.blogspot.com

Francis Schirmer disse...

meu segundo smd e por incrivel que parece o mais frustante... nossa chega a ser triste tu ouvir coisas por dentro por trás do festival sobre teu trabalho e na hora do vamos ver... vc olha e ve estampado na cara dos jurados a surpresa pro resultados... nossa... isso intristesse d+! mas é a vida! temos q seguir e curtir e seguir essa coisa boa que é dançar pelo simples gesto de estar ali por gostar premios vão e vem mas o teu mérito de ter superado limites nimguém tira de ti... um grande bjo e um forte abraço!
seus trabalhos foram ótimos karen..

Karen Costa disse...

Galera...Francis obrigada pelos comentários só esta acrescentando nossa discussão...algumas pessoas que estão comentando aqui eu não conheço...e agradço desde ja a participação com suas verdades! msn karencostakk@hotmail.com

Renata Gonçalves disse...

olha... danço o SMD desde pekena e nunk pensei q foc chegar nesse nivel

Lua disse...

Sou dançarina e admiradora da arte e fico totalmente chateada com esses acontecimentos, já sentí na pela tmbm quando dancei outra vez no SMD a falta de caráter e bom senso para com as pessoas que batalham e deveriam ganhar seus prêmios merecidamente! É vergonhoso e lamentável... não se tem muitas palavras para descrever a decepção, apenas o silêncio e a fé de que a justiça seja feita!! Parabéns Karen pela coragem e por defender todos nós... Gostaria muito de lhe conhecer pessoalmente... conte comigo e não tenha medo de ameaças!!!

Jean Mendes disse...

muito boa argumentação, sou responsável por algumas daquelas frases, e outras que nem havia pensado encaixam-se perfeitamente, mas sou contra uma apenas (a dos cabelo aheuaheu) fera karen disse tudo ^^

Unknown disse...

As verdades precisam serem ditas, para que os mesmo erros não se repitam e passem a ser tratados de forma natural. Parábens pela iniciativa, precisamos nos unir para que possamos cada vez mais ter nossos trabalhos avaliados com respeito e não baseados em interesses sejam eles quais forem. Me sinto frustrado por todas as vezes que falei q era o evento de maior credibilidade do estado, fico triste como artista em ver um evento premiar o desrespeito, não soh a comissão organizadora mas todas as pessoas interessadas na verdadeira arte q estavam presentes.

Vinicius Fernandes disse...

Mãe, to no print do PX!

Karen Costa disse...

oi Vinicius não entendi seu comentario?aguardo suas considerações! abraços

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

SMD sinônimo de falta de respeito, falta de conscideração, falta de tudo ! panelas e mais panelas, só querem dinheiro, falta de caráter profissional, RIDICULO !
Parabéns Karen, falou tudo !!

Karen Costa disse...

Valeu Carolina por se expressar aqui no blog...
"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."

Martin Luther King

A todos os que estão comentando com suas idéias só acrescentar!

Vinicius Fernandes disse...

Ora, com certeza será feito print screens disso tudo, estou apenas dizendo que estou nele...Pra ser sincero eu perdi a fé em competições, aqui no sul uma grande já caiu, onde tu vai acontece alguma coisa estranha, até onde isso vai? Depois, quando as pessoas desistem de concorrer elas são as que não colaboram com a promoção da dança, vai entender. Por isso tudo, mais um ano fui platéia nesse evento, que gosto muito, mas não vou sujeitar meus alunos a ter mais uma frustração e jogar um ano de trabalho no lixo. Boa sorte a quem seguir tentando o/

Rosy disse...

O que falar do Smd:
A viagem foi ótima, mas o festival foi muito decepcionante, nem sei se esta é a palavra certa para expressar o sentimento no final do festival... Falo como mãe q ao longo de 5 meses vê no rosto de sua filha a empolgação com o tal festival, toda uma preparação, não só física mas também psicológica, horas diárias de ensaio e quando o cansaço quer tomar conta, logo se dizia : vamos lá galera ,é o melhor festival da região tem de ensaiar mais,dar o melhor de si, sem falar em toda a correria para arrecadar fundos para a viagem ,nossa foi muito triste ver a cara de frustração de muitos e apesar de ter trazido para casa troféu primeiro lugar solo infantil e bailarina revelação voltamos para casa somente com os troféus, como se todos os esforços daqueles que; de alguma ou outra maneira se envolveram com a preparação a ida do festival fosse em vão...
Volta-se para casa com alegria de ter tirado o primeiro lugar solo infantil, bailarina revelação mas tem um porém ; volta-se para casa de mãos abanando e ainda tivemos a sorte de ganhar os troféus, por que teve gente q ganhou os troféus mas teve q emprestá-los...
Deixo aqui minha opinião: o festival deixou muito a desejar ...
Rosemeri - Horizontina

Karen Costa disse...

ola Vinicus Fernandes!! boa sua colocação..mas não podemos desistir nunca dos nossos ideais...concerteza existem varios festivais e eventos que promovam a dança por si só!com clareza e verdades!!mas q as verdades sejam ditas não é?? como disse meu pai:
"fazem as coisas sem medirem as consequências? Um grande evento, não merece ter pessoas coordenando eventos tão importantes olhando somente para o seu "umbigo".'
bjs e continuemos na caminhada!!

...um pouco mais! disse...

Falo como bailarina que estive no festival, e sou prova da falta de organização,pois como o nosso querido organizador deixou todas as folhas cairem no chão, o que não foi problema pra ele não é? pois ele não sabia todas as premiações de cor ? não, ele não sabia pois fui esquecida de ser chamada ao palco para ser premiada,recebi meu trofeu no roll de entrada antes de ir embora.Do que adianta ensaiarmos e lutarmos um ano inteiro para nosso trabalho nem ser reconhecido? Esperei muito pelo Santa Maria porem me frustrei. Sheila Sturm.

- iza # disse...

Acho não, tenho certeza, que o prêmio do Nícolas foi mais do que merecido.. se fosse marmelada ele já teria ganhado coreógrafo revelação antes.. acho que quem vem pela primeira vez num festival não tem muito o que falar.. e se não fosse por merecimento próprio ele não teria ganho Coreógrafo Destaque no SC em Dança também. Então acho que as pessoas não podem sair dizendo coisas desse tipo e outras ainda vir aqui e fazer comentário, que trairagem hein? ;sss

Karen Costa disse...

Izah!! não é a primeira vez que participo de festivais e inclusive ja estive nesse !! e tenho direito de estando ou não em um evento de colocar minha posição assim como vc!se vocÊ gostou da premiação e achou justo parabéns pra vc!entende muito de dança....cada um gosta doque quizer!e trairagem aqui?quem eu?pq?oque seria essa trairagem?"sinceridade" agora é isso??
argumente-se!
bem vindo ao blog!
abrços

- iza # disse...

Aaaah então me diga quando tu veio que devo estar mal informada :] ok, tu tem direito sim tanto como eu tenho.. mas falar que foi uma injustiça e desmerecer o trabalho dos outros não é nada ético.. entendo mtu de dança sim :] a trairagem nao foi direcionada a ti.. foi a outro comentario feito por outra pessoa..
obg :] estou adorando o blog :] abraços :D

...um pouco mais! disse...

Não é preciso frequentar anos um festival, pra saber o que acontece nele, e pelo jeito não somos só nós que não concordamos, em muita gente ai que alem de frequentar o festival mora ai, e sabe muito bem o que acontece.
Pode entender de dança, mas talvez não entenda de respeito, pois não foi só o coreógrafo revelação que nos deixou desconfiados,a falta de organização e de conscideração pelos bailarinos também nos ofendeu.
Obrigada,
Sheila Sturm

Karen Costa disse...

QueridA...sempre fui fazer cursos ai!mas pra competir foi a primeira e última vez! claro q vc nao deve ta lembrado de mim pq sou bEM mais velha que vc!!E SOU FORMADA EM DANÇA na mesma faculdade que a Thaiz!de forma alguma estou desmerecendo o trabalho de nínguem ja diz o ditado "é do lixo que se vem o luxo"!!! e deixa as pessoas comentarem não crie uma inimizade com a galera que comentou moramos em um paiz livre!!!e a arte é pra isso mesmo...pra ser discutida de todas as formas!NUNCA ME CALEI E DEIXEI DE OPINAR SOBRE ALGUM TRABALHO ISSO NÃO É FALTA DE ÉTICA!!
Galeraaa logo vou postar algo novo! ficarei fora uns dias...bjinhosss
PS 1: BJS shepa
pS 2 : muitas visitas por aqui!
PS 3 : to sabendo que temos novidades me liberem pra postar plis!!!!!!

- iza # disse...

Eu não entendo de respeito? OK :]
A diferença é que a thaiS soube aproveitar a faculdade que fez.. e se vcs acham mesmo que foi injusto o coreógrafo revelação, façam um comentário sobre o festival de Santa Catarina também, ou foi apenas injusto aqui então como vcs comentam... e agora porque os pais do Nícolas são organizadores do festival ele NUNCA poderia ganhar coreógrafo revelação pra não ser "marmelada"?!?! Ele fez por merecer, fez um ótimo trabalho e por isso ganhou!
A parte da trairagem eu comentei por causa de um 'círculo de amizade' que tinha aqui, mas não é do teu conhecimento e nem ter a ver contigo, desculpa se tu entendeu errado, mas eu precisava comentar isso pra ver se as pessoas se ligam, porque é uma pessoa que comentou e deixou claro que concorda contigo, e se colocando "contra" o "amigo" dele :)
E tu ser muito mais velha que eu não muda em nada.. porque tenho amigos e parentes na organização do festival e desde que eu me conheço por gente tô lá e sei as pessoas que participam :)
Pode ser discutida de todas as formas sim, mas não falando que é injusto alguém ganhar um prêmio por seus pais estarem na organização ;)

Vinicius Fernandes disse...

Ai meu Deus,quanta asneira...

Vinicius Fernandes disse...

Iza, ta todo mundo abrindo o coração aqui, compartilhe conosco quem está de "trairagem"

- iza # disse...

Não, não.. cada um sabe o que faz e o que fala :)

Karen Costa disse...

Concerteza cada um sabe oque faz eo que escreve! mas nem sempre as pessoas tem coragem de dar a cara a ta tapa...muitos dão mas no fim acabam escondendo as mãos depois...!!!
Isso ai Vinicios vamos abrir nossos corações!!! rsrsrs
abraçosss

- iza # disse...

Exatamente por isso que estou colocando minha opinião aqui também, porque não tenho medo de dar a cara a tapa :] Mas aquela certa pessoa continua naquelas.. mas tudo bem :]
Abraçoos a todos :]

...um pouco mais! disse...

Pois se convive desde que se conhece por gente no festival,devia opiniar sobre a organização.E o que mais nos ofendeu não foi o fato do Nicolas ter ganhado, isso é o de menos,foi a falta de conscideração pelos bailarinos.Pois todos deviam ter o direito a um bom tempo de descanço entre coreografias, e a receber seu troféu dignamente. Todos nos espressamos de maneiras diferentes Izaa :D
Obrigada.

Ps: Kaaareen beeeeijos :D

- iza # disse...

Olha, eu estava no Forum, não sei se tu estava, mas a organização explicou e ainda mostrou onde alterou para melhor andamento das coreografias durante o festival, e os que se disseram prejudicados ao inicio do forum entenderam e aceitaram. Acho que tu não deveria tirar as dores por algo que tu nem sabe o que aconteceu, e te põe no teu lugar de bailarina e ponto. Agora ficar indignada pelo Nicolas ter ganho? Falta de não ter o que fazer mesmo, Nicolas ganhou e pronto, mereceu como mereceu em SC tbm, vai ficar indignada por SC tbm? Agora em questão de organização, o SMD sempre foi e continua sendo mesmo com alguns pequenos problemas este ano, que todo festival tem, o fetival dito como melhor em questão de organização, e com certeza não vai ser um grupinho de pessoas "más perdedoras" que vão com um blog mudar a historia de 16 anos de um Festival que serviu de exemplo para tantos outros serem realizados no Estado. Vcs não entendem que falando estas besteiras e ficando indignadas com a mínima coisa que duvido muito não terem passado por algo muitoooooooo pior em outro festival, isso só pega mau pra vcs, enquanto grupo e bailarinas. Cresçam e levem isso como uma crítica construtiva, q o que vcs estão fazendo aqui nada mais é que queimar o proprio filme de vcs, pq os Grandões que conhecem o Festival se não achassem o que esta aqui neste blog uma besteira e falta de etica, estariam aqui comentando tbm, mas não é o caso. Então, uma dica: Dancem, e façam um bom trabalho, pra um dia serem reconhecidos como tanto anceiam, sem precisar ficar fazendo tempestadas em copo d'agua. *PS. Karen, não sei se tu ja parou pra pensar, mas tudo isso que tu esta fazendo aqui só causa vergonha para o Curso de Dança da UNICRUZ que tu tanto gosta de exaltar quando tem q "tentar" crescer para opinar novamente no seu próprio blog.

Vinicius Fernandes disse...

Agora eu fiquei com medo...Defina-me "Grandões"

Karen Costa disse...

Querida Iza(codinome?) seu nome não sei ao certo e nem quem vc é só quero que se vc tem algo pessoal pra resolver com o Vinicios ou ate comigo resolvam os dois e não aqui no blog! cuide com oque vc escreve...não me considero e nem sou má perdedora sou muito bem resolvida por sinal! e como vc escreveu "causa vergonha para o Curso de Dança da UNICRUZ " menina quem vc pensa que é?pago minha facul ate hj com o suor do meu trabalho e vc não sabe da missa a metade!sou muito bem orientada e muito antes de escrever meu texto minha professora e dirteora do curso assinaram embaixo!ou vc acha q sou burra?má informada?e vc vem escrever isso ai pra mim! quero ter o prazer em olhar pra sua cara e ver o qnto vc tem de experiencia nas costas e falar da minha vida e não do meu texto e repetir isso pra mim!só nao lanço os mais 10 depoimentos q tenho no meu orkut ate te digo de alguns "grandões"como vc citou e ate de jurado q esteve ai esse ano de juri!pra não queimar o filme dessas pessoas que considero muito!pq minha intensão ná é acabar com um festival de mais de 16 anos como vc escreveu nossa qnta infantilidade da tua parte garota! q isso!tu achou mesmo q minha intensão era essa!! estamos rindo da sua cara!e se vc acha q o blog é uma besteria pq esta participando?e se vc esta por traz de alguma pessoa q acredito que sim!espero te ver e te conhecer no festival de Santa rosa ou Cruz alta pra conversar com vc pessoalmente e vc me falar tudo isso q esta falando ai da minha pessoa!e se argumentar caso contrario se não fizer isso é tudo insiguinificante oq vc escreve "palavras sem significados"e qnto ao Nicolas nao tenho nada d pessoal com ele, ate gosto dele desse jeito modesto q ele tem!rsrs q acho engraçado tanto q quero conversar como sempre fizemos em todo festival!numa boa..fora de festivais são outros quinhentos agora não venha vc aqui falar "coisinhas" sobre o meu blog!qe isso garota!tenho meu blog a 3 anos escrevo e posto oq eu bem entender! seja bem vinda a se retirar....e não precisa apagar seus comentarios pq tenho todos salvo...tudo pode ser usado contra vc mesma! boa sorte em sua caminhada pq da minha parte em relaçao a vc " q não conheço" era isso se quizer conversar algo sobre minha pessoa e meu trabalho meu msn é karencostakk@hotmail.com sou aberta pra falar sobre dança!!pode ate me escrever um email agora fale sobre dança e sobre o texto em seus proximos comentarios!ou favor não comentar!nao crie um atrito com a minha pessoa vc não me conhece!
ps: não tome as dores de ninguem seja verdadeira seja vc mesma! e se quizer ainda comentar algo q seja sobre o texto e não sobre a minha pessoa! pq ai ate então vc só conheceu o meu lado poético de ser!!da minha parte era isso!!espero discutir com vc sobre o texto..sobre dança e arte!

Vinicius Fernandes disse...

Nao Karen, nao conheço a Iza, ou ao menos, por apelido nao sei de quem se trata, e provavelmente ela nao saiba quem eu sou, estou apenas querendo que ela seja mais clara em seus argumentos. A internet é espaço livre para opiniões, todos enfrentamos isso e todos tem direito de resposta, e a partir do momento que se toma uma posição em uma discussão temos que ser objetivos, nao concorda?

E eu ainda nao sei quem são os traíras e nao os grandões que influenciam tanto nesse debate...

Karen Costa disse...

Correto Vinicius fico feliz em ter pessoas aqui nos comentários inteligentes e verdadeiras!só não quero que assuntos pessoais tomem conta do debate! foi essa minha posição! e qnto a clareza em argumentar tbm acho isso certo...
SÓ NAO NÃO GOSTO QUE CUTUQUEM A ONÇA COM VARA CURTA!!! até o momento abri discussão sobre o texto em nenhum momento citei algo de pessoal contra outras pessoas, não é esse meu propósito aqui no blog!fico chateada em ver pessoas que levam isso pro pessoal sem ao menos me conhecer! mas vai ter oportunidade ah...vai!
um forte abraço pra vc e obrigada por gostar e participar do meu blog!te aguardo em outras postagens tbm!!!

- iza # disse...

Vinicius, primeiramente, te conheço sim do IDR, mas só de vista e de ouvir os outros falando.. Em relação a quem são os grandões que tu pergunta, cada um sabe dos que acredita serem mas tu pode ter certeza que nunca será com tais atitudes e pensamentos. Não se sinta ofendido.
Karen, vc não preza aqui por liberdade de expressão, de abrirmos nossos corações, entre outras tantas coisas... se tu tens mesmo estes depoimentos e se a tua coordenadora do curso de dança assina embaixo mesmo, PROVE, simples! PROVE, que eu me calo, mas por enquanto, pra mim, tu apenas esta tentando reforçar tua "tese" com mentiras e especulações.
Agora só retorno a este blog quando tiveres o que te pedi para provar que tu disse que tem... caso contrário, encerrei minha participação no mesmo.
Iza - não sou aluna do Nícolas, só pra deixar claro ;)

Vinicius Fernandes disse...

Eu? querer ser grandão na dança? não, obrigado, tenho uma carreira em outra área profissional e um filho pra criar, levo a dança como um hobby, uma grande paixão, nao tenho grandes pretenções com ela, sigo curtindo essa arte enquanto ela não afeta o que é realmente importante na minha vida, e as vezes, talvez seja esse o problema. As pessoas levam a dança a sério demais e surgem discussões e brigas que quase alcançam o ambito pessoal, como aqui. Se tu não és aluna do Nicolas, melhor ainda, estamos na mesma posição, analisando de fora uma situação, que de fato, não compete a nós, mas analisar os problemas que cercam a paixão de todos aqui não deixa de ser válido para o crescimento mútuo. Do meu ponto de vista...não existem grandões na dança, ela nao pode ser medida, é expressão. Bem, essa é uma questão que não cabe discutir aqui

Karen Costa disse...

Menina nao tenho nada pra provar nem pra vc e nem pra ninguem!vc quer q eu prove oq oque escrevi no texto?ou acha q vou dar nome aos bois!!minha intensão não é prejudicar ninguem! aqui não tem nehuma mentira e sim a minha verdade! acho q vc não leu o texto corretamente!e esta tomando as dores de pessoas fracas sem coragem! não quero mais discutir com vc querida ja te falei isso vc esta me provocando!! e não gosto de me sentir provocada e muito menos ameaçada...ja te falei sinta-se avontade de se retirar oq tinha pra te responder ja foi respondido vai chorar as pitangas em outro lugar! e não aqui onde as pessoas estao debatendo oq esta em pauta!mas vamos nos cruzar ainda....e conversar!e concerteza vc me conhecendo vai ter outra imagem ao meu respeito bem de boa!e até aceitar algumas coisas..com outro olhar..
Ja que tenho fama de barraquera!! hauaahauah por me impor é isso mesmo!!!!não me calo!
Mas galera coragem em nossas decisões não podemos voltar atraz em nossas palavras e sim ser humilde em desculpar-se quando estamos errados!!o resto corremos atraz errando,acertando e lutando por um pequeno espaço que ainda nos resta nesse imenso mundo da dança! e ser feliz sempre!!Comentem os próximos textos tbm...
bjs no coração...

Karen Costa disse...

Vinicius...assim como vc tbm tenho uma filha pequena e uma familia, que muitaas vezes deixei de lado por causa da dança, da minha profissão...mas q bom saber q vc mesmo não atuando admira nós profissionais e bailarinos, pq quem ta de fora e tem essa sensibildade e visão são priveligiados!esse seu comentário mexeu um pouco comigo, em relação a levar a dança muito a sério e tl..e lembrei da minha filha!me fez refletir e ate me inspirou em postar um novo texto espero q comente la!Realmente não extiste o belo o feio o imperfeito e sim a expressão e o amor pela dança!
e brigas discussão isso é normal...mas fora dos palcos somos todos iguais seres-humanos,alguns amigos outros nem tanto assim.. não levamos isso pro pessoal jamais!
bjss

- iza # disse...

Ok, eu tenho mais o que fazer do que tomar dores de outras pessoas :] Está se sentindo provocada porque quer ;) E não tenho pitanga nenhuma pra chorar 'querida' :: E eu me retiro se estiver na minha vontade fazê-lo :]
OBS.: Podia dar uma arrumadinha no português, porque é mais velha que eu como já disse em outro comentário mas em questão de escrita, desculpa, mas não sei como entrou em uma faculdade ou é só aqui que escreve assim?
Beijos :*

Vinicius Fernandes disse...

Karen, eu continuo atuando na dança sim, dou aula em tres grupos, boa parte do meu tempo dedico a dança, e me preocupo mais do que deveria. Sigo concorrendo em outros festivais, apenas o smd que deixei de concorrer.Alias, amanha tenho uma competicao e to fazendo as malas, com duas turmas... Quando me refiro a ver as coisas de fora é por nao dançar no evento, isso nao significa que nao sou atuante! Darei uma olhada nesse texto que tu falou e deixarei um adendo por la.

Karen Costa disse...

Boa sorte pra vc querido e vamos continuar na luta sempre né...muito obrigada pelas palavras!não estamos aqui pra julgar o português e nem o quanto vale uma pessoa e muito menos a ofender alguem oque esta me deixando muito chateada!mas tudo bem isso passa..nos encontramos no festival de Santa Rosa?espero que sim e ter a oportunidade de te conhecer pessoalmente...de grande valia foi pra mim os seus comentários que só fortaleceu nossos pensamentos pra mim e todos os visitantes! de novo obrigada!
bjinhos

Unknown disse...

E ainda tem gente que não admitiu que o festival foi um fracasso total!! quanta besteira...não quero esquentar aqui o negócio mas tem gente ai que faz parte da panela!! e vem bota pose de intelectual me passaram agora o blog e ja conheço o perfil de alguns comentaristas...rsrsrs tem gente sem noção mesmo!

Karen Costa disse...

As melhores respostas está no nosso caráter e vivendo nossa própria vida!!!!Paciência e tempo dão mais resultado que a força e a raiva!! (qUE Deus me ajude!)....
BOM FINDI A TODOS!e que a paz reine nos corações aflitos e conturbados ...calma!! rsrsr

- iza # disse...

Sou Styles - se está se referindo a mim, não, não faço parte de panela nenhuma, até porque não estou na organização do evento pra ser parte da 'panela' ;)
eu não acho que por esse acontecimento o festival tenha sido um fracasso, não foi ;)
beijos :*

Karen Costa disse...

que venha Santa Rosa!!!

Isadora disse...

Como bailarina, atriz, estudante de arquitetura e urbanismo e artista tenho alguma coisa para dizer aqui depois de muito visualizar estes comentários. Dancei com a Thais por 10 anos, me formei no studio, acompanho o SMD desde a sua 4ª edição (provavelmente poucas pessoas dançavam nessa época) e posso dizer hoje em dia com toda a convicção: A Thais Müller é uma mulher guerreira e uma artista sem limites. O foco da Thais e do Paulo inicialmente foi criar um festival para trazer a dança para o centro do estado, pois antes isso era coisa de cidades da região metropolitana do estado. O Dança Estudantes foi criado com o intuito de fornecer um trabalho digno aos bailarinos do Balé da Cidade e ainda poder levar o conhecimento dessa arte para as crianças carentes dos bairros da cidade. Entendam somente uma coisa: o intuito deles dois é muito nobre. Já fui para eventos em outros estados e em outras cidades do RS, e nunca sabiam explicar aonde ir, como ir, como ficar, o que fazer, os horários, os ensaios, as notas e os porquês. No SMD temos tudo isso. E um grande conselho: PARTICIPEM DO FÓRUM! Lá vocês podem questionar sobre a organização, regulamentos, notas e principalmente, discutir sobre o trabalho, os movimentos, os figurinos, a mensagem que vocês quiseram passar, a iluminação, o cenário... Porque dança não se faz somente com os movimentos, ela tem que significar alguma coisa e passar alguma idéia ou pelo menos provocar algum questionamento no público. Se não for para comunicar ou entreter a dança não tem sentido. Acredito que o Nícolas está sendo muito bem instruido pelos pais dele, não concordo com ele competir no festival e já falei isso pra ele, mas isso não tira o talento e o conhecimento que ele está ganhando com os pais dele.
DANÇA É PARA SENTIR E FAZER NÓS MESMOS FELIZES. Se alguém estiver afim de fazer coreografia para ser melhor que o outro pisando e falando mal um do outro e do trabalho do outro, acredito que é melhor não dançarem.
PARABÉNS AO FESTIVAL! VIDA LONGA AO SMD!

Karen Costa disse...

Como vc disse ""DANÇA É PARA SENTIR E FAZER NÓS MESMOS FELIZES" e que assim se faça!!!!